Artigos

Home > Artigos

SER, FAZER E TER

piramide-crencas3d

O que você quer para a sua vida?

Pense alguns minutos… Se puder, escreva rapidamente umas cinco frases sobre isso antes de continuar a leitura.

Agora analise como você respondeu. Você usou SER, TER ou FAZER (ou uma idéia correspondente a cada um) para responder a pergunta?

Normalmente, nós respondemos coisas como “Quero terminar a faculdade, ter um emprego legal para poder ter minha casa, viajar,…” ou “Quero ter uma família legal, estudar no exterior e trabalhar pelo menos cinco anos na Europa”. O que essas respostas possuem em comum?

A nossa tendência é descrever e buscar o que queremos TER na vida. E onde fica o que queremos SER?

Quando pergunto isso às pessoas, muitas têm idéia daquilo que gostariam de SER, mas dizem que para ser o que querem, primeiro precisam ganhar dinheiro ou pagar as contas ou ter um emprego legal.

O tempo vai passando e, pensando assim, acabamos nos perdendo correndo atrás do que queremos TER, sempre adiando o que queremos SER, até que chega o final da nossa vida e ai não dá mais para voltar atrás…

Vamos refletir sobre isso! Será que realmente precisamos primeiro TER para depois SER?

Pense na pessoa mais feliz que você conhece? Agora, analise rapidamente a vida dela e tente perceber o que a faz feliz. Será que é o que ela tem?

Provavelmente você perceberá que ela é feliz porque é aquilo que gostaria de SER e também tem tudo que precisa para isso. E como ela conseguiu SER e TER?

As pessoas felizes que conheci pessoalmente ou que conheço a história de vida normalmente dizem que usaram suas energias para realizar seus sonhos, sendo aquilo que queriam ser, fazendo aquilo que queriam fazer e que, apesar de alguns desafios e dificuldades no inicio, conseguiram ter tudo que queriam ter.

Uma vez assisti a um vídeo do Roberto Shinyashiki, escritor e palestrante famoso, em que ele conta um pouco da sua história e consegui observar exatamente isso.

Vi um documentário que contava a Biografia do Anthony Robbins, um dos grandes nomes da PNL, que mostrava a mesma coisa sobre a vida dele. Ele usou a PNL para se conhecer melhor e para SER aquilo que queria, vencendo todas as dificuldades que teve pelo caminho.

A pessoa que mais marcou a história da nossa humanidade, que transformou mais pessoas e que é o maior exemplo que temos, fez tudo isso porque escolheu ser aquilo que ele queria ser e fez tudo que precisou para isso. O nome dele: Jesus.

Portanto, volte à pergunta inicial e a responda toda em termos de SER. Depois, use a sua energia para se planejar e FAZER isso acontecer. O resultado disso sabe qual será? Você terá aquilo que quer e mais: será feliz!

Agora que você já sabe isso, busque ferramentas que te ajudem a se conhecer melhor e a conhecer melhor o mundo em que vive. Leia a história de pessoas de sucesso, leia livros que falem como as pessoas funcionam, estude profundamente PNL. Adquira os recursos que precisa para ser exatamente aquilo que quer SER e SEJA.

Uma observação importante: aquilo que quer SER tem que ser bom para você e bom para os outros que estão a sua volta (não pode causar prejuízo para ninguém), mas esse será o assunto de um próximo artigo.

PENSE NISSO E SEJA FELIZ!