PASSO 5 – APRENDA COM TUDO E COM TODOS, HOJE E SEMPREYOUR TITLE HERE

m000317465

O verdadeiro tesouro é e sempre foi você. Seu trabalho, sua persistência, a vontade que desenvolveu de aprender tudo o que é necessário para crescer.

Uma vez ouvi uma história chamada “O Tesouro de Bresa”. Resumindo e trazendo para o mundo de hoje, a história fala de uma pessoa pobre e modesta, mas também trabalhadora e esforçada que um dia recebe um presente em sua porta sem saber quem o deu. Era um livro cujo título dá nome a esta história. O livro era escrito em vários idiomas em uma linguagem difícil.

 

Curioso, nosso Amigo da história começa a pesquisar e estudar aqueles idiomas para conseguir descobrir do que se tratava o livro e que tesouro era esse. Conforme lia e decifrava cada idioma que encontrava, novas oportunidades de trabalho apareciam e ele ia adquirindo, dia após dia, uma condição de vida cada vez melhor.

 

Quando já estava na metade do livro, descobre que esta parte é feita de vários cálculos matemáticos e fórmulas e começa a estuda-las também, aprendendo e decifrando… e seu crescimento continuava a acontecer.

 

Quando finalmente terminou o livro, não viu nenhuma resposta sobre qual era o tão esperado tesouro. Um dia resolveu consultar um velho Sábio que morava próximo a sua região.

 

Foi até o Sábio, contou tudo o que aconteceu e perguntou ao sábio qual era esse tesouro que ele não conseguiu descobrir.

 

O sábio sorriu para ele e fez algumas perguntas, levando o nosso Amigo a refletir e a perceber que já tinha conquistado mais do que havia sonhado um dia. Então, o Sábio disse para ele o que queria tanto saber: o verdadeiro tesouro é e sempre foi você. Seu trabalho, sua persistência, a vontade que desenvolveu de aprender tudo o que é necessário para crescer.

 

Moral da história, o processo de aprendizado e crescimento não acaba nunca. Estamos sempre nos aperfeiçoando. Poucos alcançam mais na vida do que aquilo que são.

 

Talvez esteja na hora de mudar nossas perguntas. Deixar de perguntar o que vou ter, ou quanto vou ter, e começar a perguntar no que vou me transformar, ou que vou ser.

 

Deixar de pensar em quanto vou ganhar e começar a pensar no quanto vou aprender e me desenvolver.

 

As coisas que nós temos e fazemos são consequência daquilo que somos. E para ter e fazer mais é preciso ser mais, aprender mais, evoluir mais.

 

Se você está há anos trabalhando no mesmo emprego e vive reclamando que seu trabalho não é reconhecido, que não ganha um aumento, talvez esteja na hora de pensar o quanto você aprendeu, cresceu e evoluiu nesse mesmo tempo. Você realmente estudou e se desenvolveu para receber aquilo que acha merecer?

 

Se a resposta for não, você já sabe o que fazer: estudar, aprender e crescer.

 

Se a resposta for sim, você também já sabe o que fazer: saia da rotina e da estabilidade e busque aquilo que realmente quer.

 

Ou nós aprendemos e melhoramos, ou continuaremos tendo a vida que sempre tivemos, ganhando o que sempre ganhamos, fazendo o que sempre fizemos.

 

Como disse Jim Rohn “Eu costumava dizer ‘Eu certamente espero que as coisas mudem’. Então eu aprendi que o único modo das coisas mudarem para mim é quando eu mudo”.

 

O que você tem feito para mudar a sua vida para melhor?

 

Quanto você já aprendeu hoje?

 

Um dos grandes orgulhos que podemos ter na vida é de todos os dias termos aprendido algo novo e valioso para nós. Você pode se orgulhar todos os dias disso?

 

Se sim, não preciso dizer mais nada.

 

Se não, está na hora de começar a cultivar aquele orgulho que realmente faz bem, o de aprender todos os dias.